Seguidores

quarta-feira, 30 de março de 2011

A Energia Nuclear é viável?

Usina Nuclear de Fukushima ( antes )
Usina Nuclear de Fukushima ( depois do terremoto )


O alto desenvolvimento que o mundo vem aferindo através de décadas e junto com o aumento da população mundial são alguns dos fatores causadores de catástrofes que vem assolando a Planeta, se por um lado esse crescimento necessita de busca de novas fontes de energia, a Nuclear é a mais perigosa, pois onde colocar os rejeitos radioativos? e qual a segurança destas em caso de acidentes? E este perigo aumenta principalmente onde os governos não agem com seriedade, escondendo os verdadeiros problemas, isto vem acontecendo até neste acidente da Usina de Fukushima, em um país conhecido pela seriedade que é o Japão, e que neste caso o governo japonês andou escondendo a verdade em torno do acidente.


Tivemos em um passado não muito distante o acidente de Chernobyl, na Ucrânia , onde o governo sucatiado depois da extinção da União Soviética, deixou o país despreparado para lidar com tal catástrofe, o resultado foi contaminação não só da região da usina mais a radiaçõa chegou a outros países.


Nem os Estados Unidos ficou impune pelo uso da energia Nuclear, quando aconteceu o acidente em 29 de março de 1979 central nuclear de , fica na ilha no Rio Susquehanna no condado de Dauphin,Pensilvânia, próximo de Harrisburg, com uma área de 3,29 km², deixando vazar radioatividade para a atmosfera.


Tivemos no Brasil um grande problema, que não foi nem em uma usina mais causou a morte de centenas de pessoas, em Goiânia, no dia 13 de setembro de 1987, em pleno centro da capital goiana deixaram um aparelho de radioterapia abandonado, uma cápsula que continha o Césio-137, catadores de lixo pegaram a máquina e com a falta de conhecimento de que naquele objeto continha uma substância mortal, abriram e causaram uma tragédia que deixou várias pessoas contaminadas, algumas levadas a mortes e as que sobreviveram ainda sofrem consequências graves por este triste episódio.


Existem outras alternativas de energia que poderão evitar estas preocupações, então até quando teremos que correr o risco com a Energia Nuclear?









3 comentários:

  1. Energia nuclear não é apenas um "risco", mas, muito acima disso, é uma grande necessidade.
    Não existem alternativas que substituam por completo o uso - ou necessidade de - usinas nucleares.
    Em países como o Japão, por exemplo, soa até cômico falar sobre a não utilização desse meio de se obter energia; é muito fácil fazer todo esse maniqueísmo em torno dessa questão, mas o que não é fácil é, de fato, trazer soluções.
    Acidentes aconteceram, sim, e devemos aprender com eles, mas ainda estamos muito longe do dia em que deixaremos de explorar essa opção.

    Repito: não existem alternativas que eliminem totalmente o uso dessa tecnologia, principalmente em países como o Japão e alguns da Europa, como é o caso da França.
    Até no Brasil, onde possuímos uma grande capacidade hidrelétrica, a energia nuclear não pode ser descartada.

    ResponderExcluir
  2. Olá Fernando, concordo com vc em relação aos paises que não tem tantas opções, vc cita os da Europa, Japão, mais será que não seria mais interessante buscar outras alternativas, e como aconteceu no Japão tido como país sério,as autoridades mentiram sobre, imagia aqui no Brasil, onde tudo vai para debaixo do tapete, acho que os paises tem que gastar menos em guerras, e luxos tirados da expolração dos paises pobres, e investirem em pesquisas na busca de outras fontes.

    ResponderExcluir
  3. Cada vez mais as energias alternativas estão baratiando e se tornando viáveis, no próprio Japão foi decidido que até 2030 todas as novas construções deverão ter painéis solares. Graças aos avanços da tecnologia as energias alternativas estão baratiando, e se tornando mais viáveis com certeza vão contribuir para a diminuição da energia nuclear. A radioatividade é um perigo para o meio ambiente e para toda a sociedade, devemos apartir de já começar a tomar providências contra este mal. E tomara que os avanços da medicina façam com que essa radiotividade saia dos tratamentos de cancer por exemplo, que apesar de trazer benefícios contra males cancerigenos, traz consequencias para saúde também !

    ResponderExcluir